CATÁLOGOS TROL


Amigos deste blog perguntam frequentemente sobre os vários catálogos Playmobil lançados pela TROL. Como eram? Em que ano saíram? Quantos foram publicados?

Pelo que sei, houve cinco "gerações" diferentes destes folhetos, desde 1976 até a falência da fábrica nos anos 90. Qualquer caixinha, independentemente do tamanho, trazia um catálogo dentro. Ilustravam os sonhos das crianças e, até certo ponto, o pesadelo dos pais. Como não há dados oficiais da empresa sobre essa época, torna-se impossível confirmar datas ou números de tiragem. Todavia, seguem fotos e impressões pessoais deste blogueiro sobre o tema. Ah, a nomenclatura abaixo também foi totalmente inventada por mim.


1ª Geração - TIRINHA
Em formato sanfonado, consistia numa longa tirinha de 5cm de altura por 70cm de comprimento, apresentando apenas 24 imagens. Vinha nas primeiras caixas lançadas no Brasil em 1976 e hoje em dia é muito raro.


    




2ª Geração - CLÁSSICO
Toda criança que brincou de Playmobil nos anos 70 teve um desses. Era um retângulo de 18cm por 31cm, com 17 imagens na frente (casas Western, circo azul e conjuntos de 7-clicky) e 62 fotos no verso. Me arrisco a dizer que este folheto foi o que durou mais tempo em circulação e, sem dúvida, o que mais marcou a memória dos colecionadores.





3ª Geração - DIÁLOGO
Um folheto de 21cm por 30cm, com 36 fotos na frente. Na parte de trás, havia uma espécie de diálogo entre o boneco e uma outra pessoa (talvez a própria criança), sempre usando a palavra "Click" em letras maiúsculas. Todas as nove fotos no verso são de casinhas do Velho Oeste ou de conjuntos de 7 bonecos.

 
 
 
 



4ª Geração - QUADRADO
Eram quatro catálogos diferentes, em formato quase quadrado (22cm por 25cm ou 22cm por 27cm). Apresentavam cerca de 30 caixas cada, todas do início dos anos 80, com destaque para as quatro diferentes lanchas coloridas. Helicópteros e aviões também estavam ali.





5ª Geração - GRAMPEADO
Foram lançadas duas versões, já em meados da década de 80. Em formato de livreto 9cm por 11cm, tinham 12 páginas, com um grampo no meio. Um deles trazia na capa a segunda versão da Sheriff's Office (foto). No outro, a capa era um buggy carregando o windsurfe (é o único catálogo que não tenho, mas estou em busca!).


Diferentes tipos de catálogo Playmobil da TROL
Distintos catálogos Playmobil de la fábrica brasileña TROL
Various Playmobil catalogues made in Brazil by TROL
 
 
 
.

Comentários

  1. Está se vendo que o amigo possui alguns exemplares de cada catálogo, certo?

    Isso que é uma coleção completa! Parabéns.

    Admirável o estado de conservação também! Parabéns!

    E, porque não?, parabenizar também pelo capricho!

    É sempre muito esclarecedor participar do blog Zerocal.

    Forte abraço,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcius.

      Tenho pelo menos 1 exemplar de cada catálogo, à exceção da "5ª geração" (pois me falta o tal livreto com o bugre branco na capa). Quando eu o conseguir, faço um outro post só pra ele!

      abs!

      Excluir
    2. Eu tenho esse catálogo!!! Como posso te enviar???

      Excluir
    3. Sergio, muito obrigado pelo desprendimento em me ajudar!

      Na verdade, já consegui com amigos este catálogo, conforme publiquei neste outro post: http://playvender.blogspot.com.br/2014/03/o-catalogo-que-faltava.html

      Caso queira se comunicar conosco, pode fazê-lo pelo email que fica disponível no meu perfil (visualizar perfil completo).

      Abs!

      Excluir
  2. Adorei esse post. Lembro do catálago clássico, o da 4ª geração e o grampeado. Realmente alimentou muito meus sonhos infantis.
    Valeu pelo belíssimo post.

    abraços

    Danny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Danny!

      Mexer com a "memória afetiva" é sempre legal!

      abs e volte sempre.

      Excluir
  3. Grande Zerocal! Como sempre, nos brinda com uma matéria de enorme primor e qualidade. Nostalgia pura! Estarei de olho nesse catálogo da 5ª geração pra você. Se eu o encontrar, é seu! rsrs.

    Abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Luciano!

      Sempre bom poder contar com vários amigos "caçadores de relíquias" ! rs...

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYMOBIL PARALÍMPICO

THE POLICE

100 MIL VISITANTES