SUPER 4


Estreia na semana que vem, na França, a primeira série de animação para TV estrelada pelos bonecos Playmobil. Chama-se “Super 4”, terá 52 episódios de 13 minutos cada e, aqui no Brasil, pode vira a ser transmitida pelo Cartoon Network, ainda sem data definida. As histórias se passarão em um planeta dividido em cinco universos diferentes: Medievália (o reino dos castelos e dos cavaleiros), Ilha da Pólvora (o mundo dos piratas), Technópolis (a cidade futurista), Ilha Encantada (a terra das fadas) e Ilha Perdida (uma selva habitada por estranhas criaturas, incluindo dinossauros). O público-alvo da produção são as crianças de 5 a 9 anos.

Este blogueiro aproveitou uma reportagem publicada este mês pelo jornal "Le Parisien" para apresentar um pouco do desenho animado e dos personagens. Confiram:

Cabeça bem redondinha, corte de cabelo serrilhado inimitável e mãos de alicate sem dedos. São quatro deles, com um visual que nos remete aos bonecos que invadiram nossas brincadeiras na década de 70. Dos estúdios da Method Animation, em Paris, um Playmobil gigante os observa em dezenas de computadores a partir dos quais designers gráficos e outros especialistas dão vida ao “Super 4” – a primeira série de animação inspirada no famoso brinquedo, que estreia no sábado, dia 2 de agosto de 2014, no canal France 3.

Surpresa: os quatro personagens principais – duas meninas e dois rapazes – vêm de universos bastante conhecidos das crianças. Entre Ruby (a pirata de temperamento forte), Twinkle (a nem sempre talentosa fadinha), Gene (o agente secreto fera da tecnologia) e Alex (o cavaleiro), não há nada em comum a princípio. Mas todos tiveram de sair de seus mundos e decidiram unir forças para viver loucas aventuras acompanhados de Alien, um pequeno ser azul de orelhas enormes.

“A ideia não era fazer uma réplica perfeita do brinquedo e transformá-lo num produto animado, e sim construir histórias nas quais todos os diferentes universos Playmobil se misturam numa animação de TV criativa, lúdica e de alta qualidade”, explica o produtor Aton Soumache. “Queríamos uma referência simbólica da cultura popular que falasse a todos. Essa marca une tanto meninas quanto meninos, bem como seus pais, que brincaram de Playmobil na infância”, acrescenta Tiphaine de Raguenel, responsável pela programação infanto-juvenil na TV France. “Tivemos a preocupação de criar histórias que ainda não foram contadas, mas que permanecessem fiéis à filosofia da marca e dessem vida aos bonequinhos”.
Imagens de reprodução da TV France 3
Em 52 episódios de 13 minutos, a série combina ação e humor, enfatizando a solidariedade e a curiosidade do quarteto, sempre disposto a ajudar os mais necessitados. Com um orçamento de 9 milhões de euros, tudo foi pensado nos mínimos detalhes – como a decoração da Cidade de Technópolis, onde a menina pirata nos leva numa incrível perseguição dirigindo uma engenhoca futurista, ou do Castelo Medieval, onde um usurpador tomou o lugar do rei.

“Mantivemos a assinatura Playmobil nas mãos, no corte de cabelo, mas também transgredimos alguns códigos”, diz o diretor da série, Cyril Adam. “Seus olhos redondos se movem e nós desenhamos materiais realistas para os tecidos de suas roupas, porque queríamos nos distanciar do aspecto do plástico. A empresa Playmobil manteve um alto grau de exigência no nível de decoração, por exemplo, na maneira como deviam ser feitas as telhas do castelo das fadas”, relembra Adam.

Totalmente feita em computador, a animação levou três anos de trabalho extremamente minucioso. “Tivemos de trabalhar numa certa escala a fim de que os personagens pudessem abrir portas e pegar objetos com mãos que parecem luvas”, diz Guilhem Charron, assistente do diretor. “Os personagens dos quatro heróis serão bem definidos, de tal forma que as crianças de 5 a 9 anos os identificarão facilmente”, conclui.




Super 4: Série de animação por computador com aventuras Playmobil
Super 4: serie de animación digital protagonizada por los Clicks
Super 4: the first animated series starred by Playmobil


.

Comentários

  1. Que matéria interessante Zerocal.

    Legal saber que já temos "luz no horizonte" por parte da Cartoon Network, pelo menos uma ótima oportunidade para a criançada que ainda não conhece o Playmobil ou que conhece e terá a chance de assistir à uma animação e, consequentemente gostar, além de querer aumentar a coleção...

    Os personagens parecem ser bem carismáticas, com certeza as aventuras serão muito divertidas.

    Legal compartilhar conosco!

    Forte abraço,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
  2. Marcius,

    Eu faria duas observações:

    1) O Cartoon Network COMPROU os direitos de transmissão do desenho para a América Latina, mas não quer dizer que obrigatoriamente retransmitirá na TV...

    2) Os personagens são carismáticos, mas no geral a produção é mesmo voltada para a criançada... Eu já assisti a 3 episódios e, sinceramente, não acho que os adultos vão se interessar muito. Vamos ver o que a gurizada vai dizer!

    abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYMOBIL PARALÍMPICO

THE POLICE

100 MIL VISITANTES