FORA DA CAIXINHA


O Mês das Crianças não poderia passar sem um presentinho, né? Então me dei ao luxo de gastar nove reais para reaver um brinquedo dos anos 90, relançado de forma meio escamoteada pela Estrela: o jet ski Playmobil. O resumo da história segue abaixo.

Eram duas horas da tarde de um dia qualquer de outubro. O amigo e colecionador Luciano Juliatto (autor do blog caixas azuis) me envia mensagem por celular. Ele acabara de encontrar uma peça Playmobil no interior de São Paulo. Estranhamente, esse item vinha fora de caixa, embalado em saco plástico, grampeado com a marca "Mania de Brincar" e etiquetado com o logotipo da Estrela. Como havia vários pacotes à disposição, ao preço de R$ 9, encomendei um, sem pestanejar.

Uma semana depois, chega em casa a preciosidade: uma lancha de corrida (mais parecida com um jet ski), originariamente trazida ao Brasil pela TROL, na caixa Playmobil 23.78.3 e posteriormente reproduzida pela Estrela, em 1993, sob o código 30.12.12. Essa segunda versão vinha com um jipe azul e mais três bonecos – no entanto a sacola plástica oferece apenas o jet ski e os adesivos, idênticos aos da época da Estrela.



Na parte de baixo do brinquedo, vê-se gravada a marca "Playmobil System", bem como o ano do molde original (1979) e o nome da fabricante alemã Geobra. Um atento colecionador espanhol já nos havia alertado da existência desse item. Em suas pesquisas, Gregorio Centeno percebeu, inclusive, que a tal linha "Mania de Brincar" é, na verdade, de fabricação da Estrela, embora a empresa use outro nome fantasia para assinar a coleção. Segundo ele, mais peças Playmobil foram ensacadas da mesma forma e vendidas no mercado nacional sob essa alcunha. Intrigante, não?

O fato é que o brinquedinho foi guardado intacto junto aos demais que possuo. E assim permanecerá, enquanto caçamos as próximas surpresas que o mundo Playmobil nos reserva!




Um curioso item Playmobil em saco plástico, fabricado pela Estrela
Un curioso juguete Playmobil en bolsa, producido por Estrela
An odd Brazilian Playmobil sold in a plastic bag by Estrela


.

Comentários

  1. E não é que a Estrela conseguiu nos surpreender mais uma vez! Seja como for, poder comprar Playmobil dos anos 80 nos dias de hoje tem seu valor. E que valor!!! Nove reais?! Fala sério! Nessa eu dormi e deixei passar, fica para uma próxima vez.
    Abs, Luís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi isso mesmo, Luis: nove reais, por uma "viagem no tempo"!

      É possível que haja outras peças desse tipo por aí... vamos à caça delas!

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYMOBIL PARALÍMPICO

100 MIL VISITANTES

THE POLICE